SINOPSE
A criação do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC) em 1979 marcou o início do mercado de dívida pública no Brasil, onde se realizam operações de política monetária e financiamento do Tesouro Nacional. Apesar de sua relevância, o tema não é amplamente discutido, mesmo com a presença constante de elementos como a taxa SELIC e leilões de títulos nas análises econômicas.
O funcionamento do mercado de dívida pública é crucial para a economia brasileira, refletindo características que impactam o Sistema Financeiro Nacional. Questões como a predominância de investimentos de curto prazo e as altas taxas de juros são abordadas de forma clara, tornando o conteúdo acessível tanto para acadêmicos quanto para o público geral interessado em economia.



![Indicadores Chave de Economia [Leituras Rápidas] - Ronaldo Côrtes Indicadores Chave de Economia [Leituras Rápidas] - Ronaldo Côrtes](https://i1.wp.com/bibliotecamundial.com.br/imagens/capas/indicadores-chave-de-economia-leituras-rapidas-ronaldo-cortes-pdf-B0BMD5VBB9.webp?w=1200&resize=1200,0&ssl=1)




